quarta-feira, 29 de abril de 2020

ROTINA PARA O DIA 29 DE ABRIL (quarta feira)

Senhores pais/responsáveis:


Os alunos devem assistir aos conteúdos do Centro de Mídias do Estado de São Paulo (pelo app, TV canal digital (10.2) ou até mesmo pelo youtube http://univesptv.com.br/) , no horário das 9h às 10h30, pois as atividades estão relacionadas ao conteúdo disponibilizado pelo mesmo.


Temos mais um canal disponível para acompanhar as aulas: SKY TV Educação canal 75
 
Todo o conteúdo deverá ser copiado pelo aluno em seu caderno de estudos, pois serão entregues aos professores no retorno das aulas presenciais. ( NÃO IMPRIMIR. Copiar todas as partes que estão em negrito).

CABEÇALHO COM NOME COMPLETO (seguir o modelo do caderno de sala)

TRABALHANDO COM A INTERAÇÃO DO CONTEÚDO DO CENTRO DE MÍDIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO  (  "Eu e o quarteto apavorante"; " Pratinho da Iaiá" " O telescópio mágico" )




* "Eu e o quarteto apavorante"  (tema música!)


LÍNGUA PORTUGUESA:

PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA:

1. TRABALHANDO COM CANTIGAS POPULARES (INFANTIS)

(Acompanhe essa cantiga. Cante junto com o vídeo algumas vezes para memorizá-la)

https://www.youtube.com/watch?v=8KObBpfqC1w

LOCALIZE AS PALAVRAS QUE SÃO NOMES DE ALIMENTOS. CIRCULE SOMENTE ESSAS PALAVRAS: (COPIE A LETRA DA CANTIGA EM SEU CADERNO)


                                      CANTIGA: DE ABÓBORA FAZ MELÃO

                     DE ABÓBORA FAZ MELÃO

                     DE MELÃO FAZ MELANCIA   (BIS)

                     FAZ DOCE, SINHÁ, FAZ DOCE, SINHÁ, 

                    FAZ DOCE, SINHÁ MARIA       (BIS)

                    QUEM QUISER APRENDER A DANÇAR

                    VAI NA CASA DO JUQUINHA       (BIS)

                     ELE PULA, ELE DANÇA, 

                    ELE FAZ REQUEBRADINHA!        (BIS)


AGORA CRIE UMA FRASE PARA CADA ALIMENTO QUE VOCÊ CIRCULOU NO TEXTO. (use as linhas de seu caderno)


*" Pratinho da Iaiá" 

2. TRABALHANDO COM LISTA DE PALAVRAS A PARTIR DE UMA RECEITA:

NO EPISÓDIO DE HOJE, IAIÁ ENSINOU A FAZER UM CREME DE ABÓBORA. TROUXEMOS ESSA RECEITA POR ESCRITO PARA VOCÊ, MAS A LISTA DE INGREDIENTES FICOU EM BRANCO!
LEIA O MODO DE FAZER E DESCUBRA OS 7 INGREDIENTES QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA SE FAZER ESSA RECEITA.

                               CREME DE ABÓBORA


INGREDIENTES:

__________________________________

__________________________________

_________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________

__________________________________


MODO DE FAZER:

              AQUEÇA EM UMA PANELA O ÓLEO DE COCO. ACRESCENTE O ALHO AMASSADO, A CEBOLA E O GENGIBRE. ADICIONE A ABÓBORA PICADA E REFOGUE POR ALGUNS MINUTOS. ACRESCENTE A ÁGUA E DEIXE COZINHAR ATÉ FICAR BEM MOLINHA.
             DESPEJE O CONTEÚDO DA PANELA NO LIQUIDIFICAR ADICIONANDO LEITE DE COCO. BATA BEM, ATÉ VIRAR UM CREME. RETORNE O CONTEÚDO A PANELA PARA AQUECER ANTES DE SERVIR.


IAIÁ COMENTOU COM AS CRIANÇAS QUE ESSE CREME DE ABÓBORA PODE SER UMA SOPA SOLIDÁRIA, PARA ALIMENTAR QUEM ESTÁ NAS RUAS PASSANDO POR NECESSIDADES... SABEMOS QUE NESTE TEMPO DE PANDEMIA, MUITAS PESSOAS ESTÃO PRECISANDO DE AJUDA. QUE TAL FAZERMOS UM ATO DE SOLIDARIEDADE?


3. PRODUÇÃO ESCRITA (BILHETE):

ESCREVA UM BILHETE PARA ALGUM AMIGO OU FAMILIAR DANDO-LHE A IDEIA DE PRATICAREM UMA AÇÃO SOLIDÁRIA PARA AJUDAR A QUEM PRECISA. PENSE EM ALGO QUE VOCÊ PODERIA FAZER E EXPLIQUE SUA IDEIA NESTE BILHETE! (FAÇA O BILHETE EM SEU CADERNO, LEMBRANDO DE TODAS AS PARTES QUE SÃO NECESSÁRIAS: NOME DE QUEM RECEBERÁ, ASSUNTO, DESPEDIDA, SEU NOME E DATA. CAPRICHE!)

__________________________________:


_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

                                                                                                     ___________________________

                                                                                                    ____________________________

                                                                                                    _____/_________/_____________


*" O telescópio mágico"

MATEMÁTICA: 

TRABALHANDO COM NÚMEROS (ESCRITA POR EXTENSO E SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS)

1. ESCRITA POR EXTENSO:

NOS EPISÓDIOS DE SIDNEY, O RATINHO VIAJANTE, VIMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO BRASIL: A INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR NO RIO DE JANEIRO (12/10/1931) E O LANÇAMENTO DA TRANSMISSÃO TELEVISIVA (18/09/1950) .

ESCREVA POR EXTENSO OS NÚMEROS QUE APARECERAM EM CADA UMA DAS INFORMAÇÕES:

A ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR FOI INAUGURADA NO DIA ________________________ DO MÊS 

DE ________________________________________ NO ANO DE _______________________________.


A PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE UM PROGRAMA DE TV NO BRASIL ACONTECEU NO DIA ___________ 

DO MÊS DE _____________________________________________ NO ANO DE _____________________.


2. SEQUÊNCIA NUMÉRICA:

             EM UM OUTRO EPISÓDIO FOI COMENTADO SOBRE A MARATONA, UMA MODALIDADE ESPORTIVA QUE APARECE NAS OLIMPÍADAS.
            AS OLIMPÍADAS SÃO REALIZADAS DE 4 EM 4 ANOS. SABENDO DESTA INFORMAÇÃO, DESCUBRA, A PARTIR DO ANO QUE FOI MARCADO NA LINHA ABAIXO, DOIS ANOS QUE ANTECEDERAM ESTA DATA E DOIS QUE A SUCEDERAM COM A REALIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS:




_________________    - _______________ -        2008     - ________________ -__________________
                                                                            (PEQUIM)


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATENÇÃO:

O CENTRO DE MÍDIAS SOLICITOU UMA ATIVIDADE QUE DEVERÁ SER FEITA EM UMA FOLHA SEPARADA E GUARDADA EM UMA PASTA (OU SAQUINHO) PARA SER ENTREGUE NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS. 
VOCÊ DEVE FAZER, COLOCANDO NOME E DATA, UM REGISTRO SOBRE QUAL FOI O DESENHO ANIMADO QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO NO DIA DE HOJE (ESCREVA, EXPLIQUE O PORQUÊ E ILUSTRE)


3 comentários:

  1. Só estamos tendo dificuldades com as atividades de multiplicação. Meu filho não tinha aprendido na escola. Estou ensinando da minha forma. Tomara q não tenhamos problemas nas avaliações futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a multiplicação seria iniciada no segundo bimestre. Quando surgir alguma atividade que exija o raciocínio multiplicativo, realize-a usando palitinho ( desenhando) ou grãozinhos de feijão. É assim que fazemos com os alunos em sala quando vamos iniciar o estudo do campo multiplicativo. A primeira ideia desse campo é a " adição de parcelas iguais".

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir